top of page

FILADÉLFIA (1993)

Ficha Técnica: Filadélfia (título original: Philadelphia) – EUA, 1993. Direção: Jonathan Demme. Roteiro: Ron Nyswaner. Elenco principal: Tom Hanks (Andrew Beckett), Denzel Washington (Joe Miller), Jason Robards (Charles Wheeler), Mary Steenburgen (Belinda Conine), Antonio Banderas (Miguel Alvarez). Gênero: Drama jurídico. Duração: 125 minutos. Prêmios: Oscar de Melhor Ator (Tom Hanks) e Melhor Canção Original (“Streets of Philadelphia”).


Sinopse:


Filadélfia (1993). Trata-se de uma obra-prima dirigida por Jonathan Demme, protagonizada por Tom Hanks e Denzel Washington, que marcou profundamente não só o cinema, mas também os debates sobre Direitos Humanos, dignidade da pessoa humana, discriminação, saúde e inclusão social.

O filme trata, com extrema sensibilidade e coragem, dos preconceitos enfrentados pelas pessoas vivendo com HIV/AIDS na década de 1990, além de evidenciar o impacto da homofobia na sociedade e no meio corporativo. Na narrativa, o personagem Andrew Beckett (Tom Hanks), um advogado extremamente competente, é demitido de seu escritório de advocacia sob a falsa alegação de incompetência profissional. Na realidade, seus empregadores descobriram que ele tem HIV e é homossexual. Andrew, então, busca justiça por meio de uma ação judicial por discriminação, representado por Joe Miller (Denzel Washington), um advogado inicialmente preconceituoso, que aos poucos desconstrói seus próprios estigmas.

O filme dialoga diretamente com princípios fundamentais presentes na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, como:

- Dignidade da Pessoa Humana (art. 1º, III);

- Igualdade (art. 5º, caput);

- Proibição de discriminação por qualquer forma;

- O Direito à Saúde, Direito ao Trabalho e Direito à Não Discriminação, presentes no Direito Internacional dos Direitos Humanos, como na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), no Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos (1966), no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966), além de documentos específicos como a Declaração e Programa de Ação de Viena (1993).


Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page